sábado, 29 de junho de 2013

SOP - Síndrome dos Ovários Policísticos

Fiz um resumo sobre a SOP e também sobre o tratamento, baseado principalmente em dois artigos entre tantos que li na internet e gostei muito.

Por: Dr.ª Camila Takase (Ginecologista Obstetra)
       Dr.ª Natalia Vignoli (Nutricionista)

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) acontece por alterações hormonais que levam a formação de vários folículos no ovário (ao invés de apenas um), que se acumulam sem liberar os óvulos.

A mulher com a Síndrome não ovula regularmente, resultando em ciclos menstruais irregulares e em alguns casos, ausência de menstruação. Devido ao aumento dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, alterações na pele da face como aparecimento de acne, aumento da oleosidade e crescimento de pelos são comuns. Por terem ciclos irregulares, muitas pacientes com ovários policísticos necessitam de tratamento medicamentoso para induzir a ovulação. Estima-se que cerca de 30% dos casos de infertilidade podem estar relacionados à Síndrome.

Nos casos leves, apenas mudanças no estilo de vida (prática de atividade física regularmente, dieta equilibrada, perda de peso) são suficientes para a melhora dos sintomas.  Muitas pacientes obesas ou com sobrepeso voltam a ovular após emagrecerem. Em outros casos, o tratamento medicamentoso deve ser associado para atingir melhores resultados. Para aquelas com dificuldade de engravidar, medicações indutoras de ovulação podem ser utilizadas. O uso da metformina (medicamento geralmente utilizado no tratamento do diabetes) auxilia no controle metabólico das pacientes, trazendo benefícios ao tratamento.

Sintomas

-Menstruação irregular / Inchaço / Sobrepeso / Infertilidade / Acne;
- Índices de colesterol e glicemia  alterados;
-Pêlos em locais onde normalmente não deveriam existir na mulher;
-Manchas escuras em áreas de dobras como pescoço e axilas.

Diagnóstico 

Exames clínicos, laboratoriais e ultra-sonografia.

Parte do tratamento da SOP é seguir as dicas abaixo.

- Procurar deixar o peso e, conseqüentemente o IMC dentro da faixa considerada normal, que é entre 18,5Kg/m² a 24,5Kg/m². A perda de peso quando necessária contribui para o retorno da ovulação através de diversos fatores, como a melhora da resposta glicêmica, modulação dos níveis hormonais, ajuste do perfil lipídico (como o colesterol), e redução da quantidade de cistos ovarianos.

- Incentivo a prática regular de atividade física! Mexer o corpo ajuda a manter o peso saudável e auxilia na função adequada da insulina.

- Monitoramento da possível resistência à insulina. Como a SOP em geral está acompanhada a desequilíbrios hormonais, existem casos em que acontece a relação entre a resistência à insulina.

- Modificações dietéticas visando à perda ou controle de peso e manutenção dos níveis de glicemia, ou seja, um planejamento alimentar adequado, equilibrado e com perfil de baixo índice glicêmico. O ideal é o consumo de cereais e grãos integrais, fibras, frutas, legumes, verduras, leguminosas como feijões, óleos vegetais como azeite, consumo controlado de produtos lácteos, consumo adequado de proteínas (sem exageros) e baixo consumo de açúcar.

- Evite ao máximo frituras, gordura e os carboidratos como pães, massas, arroz, cereais, bolos e etc. que são rapidamente transformados em açúcares no organismo, isso vai ajudar a manter o índice glicêmico e o peso normal e consequentemente na melhora da SOP.

Bem agora tenho que colocar tudo isso em pratica e correr atrás do prejuízo!!!


2 comentários:

  1. Ah querida, o que vou escrever pode ser que te ajude ou te deixe mais ansiosa rsrs Eu tinha SOP, vários médicos disseram que eu não poderia engravidar, só a base de tratamento, devido ao grau que estava, isso com 17 anos. Por vários anos fiquei tomando remédios e quando fiz 25 anos, ao parar o remédio para acompanhar a taxa hormonal (sempre fazia isso), veio a surpresa que você já sabe, com 15 dias sem o remédio (esperei a menstruação vir) e estava lá meu piolhinho no meu ventre... e hoje, minha razão de viver, com quase 4 anos, levado que só rsrs e olha, tirando o remédio, não fiz dieta, não fazia exercícios, relaxada total rsrs É só ter calma, que a sua hora esta chegando... =) bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tita

      Obrigada por visistar o meu cantinho e pela mensagem de carinho. Sei que a ansiedade só atrapalha, por isso estou tentando não ficar pensando nisso 24hs por dia...
      Mas cuidar da saúde é sempre bom né, então por enquanto vou fazendo a minha parte, pra quando meu bebê for concebido eu estar super bem para gera-lo em meu ventre. Bjus carinhosos....

      Excluir

Obrigada por comentar! Clique em "Inscrever-se por email" e receberá minha resposta.