sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Parto Normal Sim! E dai?

Gente demorei a falar sobre este assunto então PRE-PA-RA, é hora, de um post enorme...

Mas antes de começar o meu discurso quero dizer que escolhi este dia para fazer a publicação, que já está pronta há algum tempo, por que amanhã irá acontecer em várias capitais brasileiras a "Marcha pela humanização do parto" e como infelizmente não poderei participar, resolvi usar meu espaço para apoiar, divulgar e finalmente falar aqui tudo o que penso sobre o assunto.
 


 
Mais informações sobre a marcha e o assunto clique aqui.

Desde que fiz a minha primeira postagem em abril deste ano que eu me joguei de corpo e alma nesse mundo de "tentantes" e gestantes, onde só quem faz parte dele consegue entender o que sentimos e até mesmo muitas vezes sem concordar, respeita o que pensamos.
Por isso antes de levantar aqui a minha bandeira, já quero deixar claro que não estou julgando quem tem uma opinião divergente da minha, apenas expondo o que eu penso e justificando o que eu sinto, até mesmo por que sempre tem alguém pra dar pitaco quando abro a boca e digo que quero um parto normal, no mais a opção comentários está ai pra quem quiser se pronunciar ok, então vou abrir meu coração.

Confesso que sempre que posso passo horas navegando em sites e blogs que falem sobre assuntos ligados a fertilidade, tentantes, gestantes, partos, bebês e etc.  Não me canso de ler, tudo que envolve a maternidade me interessa e quanto mais eu leio, mais eu busco, mais eu quero, vivo em constante reflexão, penso até que isso é meio viciante, nunca estou satisfeita o suficiente, sempre quero um pouquinho mais, de informação...
Seis meses de blog e mesmo não tendo conseguindo o meu sonhado positivo, eu ainda tenho muitas dúvidas, medos e anseios, mas de uma coisa eu tenho uma certeza enoooooooorme, de que eu Não quero passar por uma cirurgia cesariana, vou ter meu bebê de forma Natural, Normal, sem intervenções que possam causar um trauma.

Louca? Por que? Por não ser Maria vai com as outras e fazer tudo o que todo mundo faz ou diz que eu tenho que fazer? Sempre fui muito segura das minhas convicções e não vai ser agora, diante de algo que é tão importante, que vou mudar meu jeito e abrir mão do que eu quero e acredito ser mais saudável para mim e para o meu bebê.
Antes de decidir que eu estava pronta pra ser mãe, nunca parei pra pensar em nada disso, vivia em mundo fora a parte e a única coisa que eu tinha em mente, era de  que preferia ter o meu filho de forma natural, pois nunca fiz nenhuma cirurgia e detesto hospital.

Esse assunto sempre gera polemica e pra ser sincera não consigo entender exatamente o por que de tanta discussão. Gente independente de religião somos todas criaturas de Deus e Ele com sua infinita perfeição criou nós mulheres para multiplicar (gerar e ter nossos filhos) e da mesma forma que consumimos o ato de gerar uma vida de forma natural (pelo menos a grande maioria), que esta vida também possa vir ao mundo de forma natural, normal... mas...Deus também nos concedeu o livre arbítrio ou seja, cada um faz o que melhor lhe convém e assim caminha a humanidade...
Cientificamente falando também há inúmeros estudos e pesquisas que comprovam que o parto normal é sempre a melhor opção para uma gestante de baixo risco e que nos dias de hoje o que acontece na grande maioria dos hospitais, são as cesáreas desnecessárias por "N" motivos que não beneficiam mãe e bebê, eu nem preciso relatar aqui, é só buscar na net.

As adeptas e decididas a enfrentar uma cesariana que me desculpem, mas o que eu acabei de citar é a mais pura verdade, contudo eu respeito a opinião de quem não quer sentir dor e contrações, cada uma sabe onde seu calo aperta mais. Tenho vários exemplos de mulheres na minha família que optaram pelo parto cesário, inclusive a minha irmã com seus dois filhos e eu nunca critiquei, assistir aos dois partos, foi lindo, emocionante e ela estava feliz.
É até grosseira essa minha colocação, mas eu já me questionei o seguinte, se era pra nascer através de um corte na barriga, por que então que Deus não designou os homens para esta missão? Sim por que partindo do principio de que tudo tem um propósito e é nisso que eu acredito, se fomos "escolhidas" para dar a luz, então que seja do jeito que foi planejado desde o inicio dos tempos. 

Pra mim optar por uma cesárea (podendo conceber de forma normal) é aceitar a lavagem intestinal, raspagem do meu pelos pubianos, toques de dilatação desnecessários, ser colocada no soro com o tal ocitocina, hormônio sintético para acelerar o trabalho de parto e por fim ficar deitada de barriga para cima, enquanto sou cortada e o meu bebê arrancado de dentro de mim. Não! Definitivamente eu não quero e pronto!
Aceitar tudo isso de forma passiva é tão absurdo pra mim que não me imagino sendo coadjuvante de um filme em que na verdade EU sou a Atriz Principal e não uma pessoa vestida de branco que passou alguns anos na faculdade e outros fazendo inúmeras cirurgias cesáreas.  Não estou aqui para desvalorizar o trabalho dos médicos, acho sim que eles são importantes e muitas vezes até essenciais, mas eu acredito acima de tudo na capacidade da mulher de "Parir" seu filho.
 
Ressalto que, se há uma complicação constatada no período da gestação ou até na hora do parto que coloque em risco a vida da mãe ou do bebê e não tendo outro jeito se não a cesárea, ai tudo bem, é uma questão de salvar vidas. Até eu vou me "enquadrar" nessa situação e aceitar passar por isso, mesmo a contra gosto, jamais vou agir de forma irracional, mas só se não tiver jeito meeeeeeeesmo de fazer o parto normal.
Mas você não tem medo? Olha a dor é insuportável! E se não tiver passagem? Se o cordão umbilical estiver enrolado no pescoço? Se for um bebê grande vai te rasgar...
Ainda nem sou gestante, mas basta dizer que sou tentante a favor de um PN pra ouvir tudo isso, nem me lembro se um dia alguém já chegou a incentivar o parto normal, mas o fato é que nesse ponto da conversa eu canto mentalmente: "Tô nem ai, tô nem ai, pode ficar com seu mundinho que eu não vou ouvir..." kkkkkkkkkkkkkkk
Detalhe: Ainda não consegui ver o filme - O Renascimento do Parto!
Há e tem mais, não é só um PN (parto normal) eu quero um Parto Normal Humanizado, não vou aceitar de forma alguma violência obstétrica e por isso já venho buscando informações desde agora. Sei que não será fácil, seria até muita hipocrisia eu falar aqui como se tudo isso fosse assim, simples e lindo, mas eu não importo com o tamanho do gigante que vou ter que enfrentar, para ter este momento especial da minha vida do jeito que eu sonho.
 
E como é em meus sonhos??? Ter meu bebê de parto normal humanizado, na hora em que ele estiver pronto para vir ao mundo, no meu quarto, dentro de uma piscina de plástico ou banheira (espero ter uma até lá), com água morna, meu marido ao meu lado, me sentido livre para tomar água, comer, chorar ou gritar, ouvindo músicas que me acalmam, com poucas pessoas, somente as necessárias para me "ajudar" com o parto, sentir o tal "Círculo de Fogo" e com a certeza de que tudo vai acontecer conforme a vontade de Deus.   

Na prática tenho poucas chances de ver esse sonho se tornar realidade, apesar de ter condições financeiras para bancar um parto domiciliar, moro em uma cidade a 3 horas da capital, e pior com um único hospital público precário, mas não vou desistir de tentar, estou buscando médicos que façam parto normal humanizado e já entrei em contato com Doulas no Rio de Janeiro, mas a minha jornada é longa e está só começando...
Para quem não desistiu da leitura e conseguiu chegar até aqui ufffffa, obrigada e parabéns!!!
Espero que esse texto não seja interpretado como uma ofensa, tudo que expus não tem nada haver com desmoralizar uma mãe que teve ou vai ter seu filho em uma cesárea, não tem nada haver com vocês, mas sim comigo e em tudo que eu acredito.
Pra finalizar o lindo parto da Sabrina, que fez com que eu me decidisse, eu quero assim!
 
 

24 comentários:

  1. Ah eu acho lindo parto normal...o duro é a dor né kkk muito bom p seu texto amiga... e que seja em cada uma como Deus quiser!!
    Eu escolheria o parto normal,porque acho que a recuperação é mais rapida...e que possamos alcançar este lindo sonho de sermos mamães...eu creio em milagre pra nós...bjinhos e bom fim de semana....ah vc ja viu meu novo cantinho...??/ se desejar vem me visitar..bjus!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee lindona fico feliz com suas palavras, o importante é estarmos se sentindo bem e segura com a nossa escolha na hora do parto.
      Já fui lá no seu cantinho te visitar!
      Bjokas

      Excluir
  2. que video lindooo e emocionante,,,,nossa sem palavras!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei, amei o post! Faço das suas as minhas palavras! Eu tbm ainda nao consegui ver o Renascimento do Parto (aqui em santos so tinha sessão às duas da tarde, que consegue???) mas ainda quero ver, esses videos de parto me fazem chorar, rs rs! Fico imaginando a emoção de ter o baby nos braços, ver a cariha pela primeira vez! :)

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laurinha querida fico super feliz que gostou do meu texto!!! Tô doida pra ver o filme menins mas ainda não conseguir ir ao Rio...
      Quanto aos vídeos de parto em casa, eu também choro horrores toda vez que eu vejo, é muita emoção, não dá nem para controlar...hahahaha
      Bjokas

      Excluir
  4. Amiga, eu também super quero um parto normal humanizado. Mesmo que me achem louca, que achem que eu não dou conta, que falem isso ou aquilo, não tô nem aí, essa já é a minha decisão. Eu assisti O Renascimento do Parto e foi lindooooo, chorei quase o tempo inteiro! rsrsrs! Beijo grandão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga que invejinha branca...hahaha Preciso ver logo esse filme, tô ficando desesperada...e olha também já ouvi que não dou conta do recado, que nos dias de hj parto normal é loucura, um monte de bla bla bla de gente desinformada, então estamos juntas nessa luta!
      Bjokas

      Excluir
  5. Amei seu post!!!! Penso de maneira bem semelhante!!!! Também sonho com um parto normal humanizado!!! Bjos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom vc ter gostado do meu texto amiga, quanto mais informação nós tivermos ficará mais fácil tornar nosso sonho em realidade!
      Bjokas

      Excluir
  6. amiga por muitas informações que venho lendo
    o parto natural é o melhor
    e mais natural perfeito
    e que legal vai ter uma marcha
    linda madrugada bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga sem dúvidas o PN é a melhor opção para mãe e filho, mas o que será de nós se não brigarmos por isso né...A marcha foi um sucesso, vi muitas fotos na internet, a luta está só começando...
      Bjokas

      Excluir
  7. Também estou do seu lado amiga, e como você sonho em ter um parto domiciliar, mas marido e condições financeiras não permitem. Então vou lutar até o fim para ter um parto hospitalar humanizado tb. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga a minha luta vai girar em torno disso também, um parto normal hospitalar humazinado, já que pra mim vai ser bem dificil fazer um parto domiciliar...
      Bjokas

      Excluir
  8. De minha querida, também sonho em ter parto natural, espero que eu consiga pois minha mãe nunca pôde e hereditariamente minha irmã também não, espero que eu posso pois é meu sonho.
    Também não vi o filme O Renascimento do Parto mas sempre, eu disse sempre vejo vídeos de parto humanizado no YouTube e choro horrores!!!!
    Bjus
    http://seraquevousermae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee amiga imagino a sua angustia sobre esse assunto, mas olha não desiste, busca o máximo de informação possível, pois muitas vezes mesmo estando certa, vc vai encontrar muitas pessoas que querem ir contra a você por puro comodismo viu.
      Há e tb choro horrores com esses vídeos...são lindos demais né!
      Bjokas

      Excluir
  9. Antes de mais nada, obrigado pelas palavras que nos hás presenteado. :) Ajudou e muito. O médico que nos acompanhou (sim mudamos) não era mau, mas faltou humanidade quando mais necessitamos. Acho que falta coração a muito médico, que não sejam tão racionais para "tranquilizar" a futuras mães cheias de indagações. Há de se ter respeito de muitas partes. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, fico feliz que minhas palavras ajudaram de alguma forma. É dificil aceitar o que vcs estão passando, mas o tempo irá diminuir a dor e com a chegada da Zoe, a tristeza dará lugar há muitas alegrias.
      Muita Paz pra vcs!

      Excluir
  10. Jesus, essa menina quando fica chocando os assuntos dentro dela, dá isso, um post desse tamanho.

    Minha opinião:
    Eu te apoio no que você decidir, estarei do seu lado te ajudando no que for preciso.
    Inclusive já estou me preparando pra estar com vc nesse momento e não ter um piripaque (kkkkkkkkkk). Quero receber meu sobrinho (a) nos braços, se o paizão deixar né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga vc sabe que não importa aonde será o parto vc vai estar presente né, então vai se preparando...em casa, no hospital, na fazenda, na praia, sei lá, onde tiver que ser vc vai estar lá!
      Obrigada por estar ao meu lado sempre, amo a sua amizade!
      Bjokas

      Excluir
  11. Oi, Determinada! Queria escrever um post sobre esse assunto, mas agora acho que vou só copiar e colar o seu post no meu blog, pode ser?? Rs! É porque você disse tudinho o que eu penso!
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oieee Rita, claro que pode querida!!! Fico muito feliz que gostou do meu texto, confesso que tive um pouco de medo da reação das pessoas, acho que tb por isso demorei tanto a postar...hahahaha
      Adorei sua visita e estou sempre por lá curtinho as delicias que é ter uma melancia na barriga...muito feliz por vc!!!
      Bjokas

      Excluir
  12. Amei o seu texto De ! Falou tudo!!!
    Olha, sinceramente, eu acredito que as mães que optam por marcar uma cesárea são carentes de informação ou passaram por muitos traumas por tentar parto normal na primeira gravidez, hoje temos muitas pesquisas científicas, dados nacionais e internacionais que apontam que o PN é o melhor para a mãe e para o bebê, a cesárea é ótima, salva vidas, mas não deve ser usada como primeira opção para os partos.
    Eu quis o PN até o final, fiquei 15 horas em trabalho de parto, já estava com 9 dedos de dilatação, o médico falou que eu não tinha passagem e a minha filha não "descia", partimos pra a cirurgia. Foi muito triste pra mim, mas estava consciente que tinha feito o que pude.
    Mesmo com todos esses traumas e tendo feito cesárea eu jamais marcaria uma cirurgia e sou totalmente à favor do Parto normal.

    Parabéns pelo blog!
    Andressa

    www.entrefotosebeijos.blogspot.com.br
    www.facebook.com/entrefotosebeijos

    ResponderExcluir
  13. Pois Andressa você tem razão, a maioria das mulheres são carentes de informação, assim como eu também era. Mas olha no seu caso acredito que depois de 15 horas de trabalho de parto, seria mesmo arriscado continuar tentando, acho que eu ficaria com medo de colocar em risco a voda do bebê e faria a cesária. Obrigada por me visitar e volte sempre!
    Bjokas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Clique em "Inscrever-se por email" e receberá minha resposta.