sábado, 29 de junho de 2013

SOP - Síndrome dos Ovários Policísticos

Fiz um resumo sobre a SOP e também sobre o tratamento, baseado principalmente em dois artigos entre tantos que li na internet e gostei muito.

Por: Dr.ª Camila Takase (Ginecologista Obstetra)
       Dr.ª Natalia Vignoli (Nutricionista)

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) acontece por alterações hormonais que levam a formação de vários folículos no ovário (ao invés de apenas um), que se acumulam sem liberar os óvulos.

A mulher com a Síndrome não ovula regularmente, resultando em ciclos menstruais irregulares e em alguns casos, ausência de menstruação. Devido ao aumento dos hormônios masculinos, principalmente a testosterona, alterações na pele da face como aparecimento de acne, aumento da oleosidade e crescimento de pelos são comuns. Por terem ciclos irregulares, muitas pacientes com ovários policísticos necessitam de tratamento medicamentoso para induzir a ovulação. Estima-se que cerca de 30% dos casos de infertilidade podem estar relacionados à Síndrome.

Nos casos leves, apenas mudanças no estilo de vida (prática de atividade física regularmente, dieta equilibrada, perda de peso) são suficientes para a melhora dos sintomas.  Muitas pacientes obesas ou com sobrepeso voltam a ovular após emagrecerem. Em outros casos, o tratamento medicamentoso deve ser associado para atingir melhores resultados. Para aquelas com dificuldade de engravidar, medicações indutoras de ovulação podem ser utilizadas. O uso da metformina (medicamento geralmente utilizado no tratamento do diabetes) auxilia no controle metabólico das pacientes, trazendo benefícios ao tratamento.

Sintomas

-Menstruação irregular / Inchaço / Sobrepeso / Infertilidade / Acne;
- Índices de colesterol e glicemia  alterados;
-Pêlos em locais onde normalmente não deveriam existir na mulher;
-Manchas escuras em áreas de dobras como pescoço e axilas.

Diagnóstico 

Exames clínicos, laboratoriais e ultra-sonografia.

Parte do tratamento da SOP é seguir as dicas abaixo.

- Procurar deixar o peso e, conseqüentemente o IMC dentro da faixa considerada normal, que é entre 18,5Kg/m² a 24,5Kg/m². A perda de peso quando necessária contribui para o retorno da ovulação através de diversos fatores, como a melhora da resposta glicêmica, modulação dos níveis hormonais, ajuste do perfil lipídico (como o colesterol), e redução da quantidade de cistos ovarianos.

- Incentivo a prática regular de atividade física! Mexer o corpo ajuda a manter o peso saudável e auxilia na função adequada da insulina.

- Monitoramento da possível resistência à insulina. Como a SOP em geral está acompanhada a desequilíbrios hormonais, existem casos em que acontece a relação entre a resistência à insulina.

- Modificações dietéticas visando à perda ou controle de peso e manutenção dos níveis de glicemia, ou seja, um planejamento alimentar adequado, equilibrado e com perfil de baixo índice glicêmico. O ideal é o consumo de cereais e grãos integrais, fibras, frutas, legumes, verduras, leguminosas como feijões, óleos vegetais como azeite, consumo controlado de produtos lácteos, consumo adequado de proteínas (sem exageros) e baixo consumo de açúcar.

- Evite ao máximo frituras, gordura e os carboidratos como pães, massas, arroz, cereais, bolos e etc. que são rapidamente transformados em açúcares no organismo, isso vai ajudar a manter o índice glicêmico e o peso normal e consequentemente na melhora da SOP.

Bem agora tenho que colocar tudo isso em pratica e correr atrás do prejuízo!!!


sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resultado dos Exames Iniciais

Estava ansiosa pela próxima consulta que aconteceu ontem por que ela seria o ponto de partida para minha real tentativa de engravidar se estivesse tudo bem. Contudo os exames de sangue acusaram que o colesterol e a glicose está fora dos índices indicado por conta do meu sobre peso. Mas pra mim o pior mesmo foi o resultado da Ultra-sonografia Transvaginal por que tenho SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e mesmo usando o anticoncepcional há muitos anos, “eles” os pequenos cistos, estão lá atrapalhando a minha ovulação e é claro o meu projeto de ser mãe.

Confesso que isso me deixou chateada, preocupada, desanimada e ainda mais ansiosa. Sou uma mulher de Deus e tenho fé no meu Senhor, sei que para Ele nada é impossível, e que no tempo certo vou receber a benção de ser mãe, mas é difícil ficar tranqüila por que o meu sentimento hoje é de que já perdi muito tempo até tomar a decisão e agora que me sinto preparada pra ser mãe, vou ter que enfrentar algumas dificuldades.  

Também não me senti muito confortável e segura nessa última consulta, então fui para internet pesquisar mais sobre o assunto e descobri que este problema causa outros tantos. Como a médica não foi muito atenciosa, apenas pediu para fazer um outro exame para verificar as taxas de hormônio e não me explicou nada vou marcar uma consulta com outra médica.

Por enquanto só me resta esperar, tomar algumas atitudes que fazem parte do tratamento para quem tem a SOP e orar para que Deus esteja sempre no controle de tudo, por que nEle eu confio e sei que não estou sozinha nessa caminhada...